quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cristo Vitorioso Sobre as Tentações do Diabo (Parte I)

Temos estudado em nossa Escola Dominical a tentação. Bem sabemos que existe um estado perpétuo de guerra entre Cristo, o campeão de Deus, e o diabo, o príncipe deste mundo (cf. Gn 3.15). Mateus 4.1-11 fala sobre uma das grandes vitórias de Cristo sobre o diabo e o poder do pecado. Ao final de um longo perío­do de jejum, o diabo confronta Jesus com três tentações. Vejamos a primeira delas:

Ordena a estas pedras - Na primeira destas tentações, o diabo usa a mesma tática que usou com Eva, no Jardim do Éden. "Se és Filho de Deus, manda que estas pe­dras se transformem em pães" (4.3). Satanás está se referindo às palavras faladas pelo Pai no batismo de Jesus: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3.17). Com efeito, Satanás diz: "É, Deus disse ... ? Você realmente acha que Deus quer dizer que você é o Filho de Deus? Se você é, porque a fome dói agora? Prove que você é o Filho de Deus tor­nando estas pedras em pão".

Jesus não cede ao diabo. Ele se recusa a usar seu poder divino para aliviar sua fome física, escolhendo em vez disso fazer a vontade de seu Pai, e suportar o sofrimento. "Está escrito, não só de pão viverá o ho­mem, mas de toda palavra que proce­de da boca de Deus" (Mt. 4.4), Jesus diz ao diabo. Ele cita Deuteronômio 8.3 e diz, com efeito: "Pão não é su­ficiente. Eu sou dependente de meu Pai e de sua palavra, não de pão. Eu vivo da sua mão. Eu não quero pão, se meu Pai não quiser dá-lo a mim". Jesus se recusa a separar a dádiva do pão daquele que é o Doador do pão, ao contrário do que Adão fez. Adão empurrou de lado o Doador do fruto ao estender sua mão para a dádiva em forma de fruto.

Jesus fala com autoridade; sua resposta é firme. Diferente de Eva, Ele não debate com Satanás. Ele não chama um exército de anjos para ex­pulsar o diabo. Ele não usa seu divi­no poder, pois está vivendo no mun­do como o Servo sofredor de Deus. A única arma que Ele usa é a espada do Espírito, a Palavra de Deus.

Jesus coloca-se em nosso nível. Se a Bíblia é suficiente para Ele, não o deveria ser para nós? "Está escri­to" deveria ser nossa única e sufi­ciente resposta às tentações de Sata­nás. E quanto a você? Você vive do pão terreno, ou fazer a vontade do Pai e viver pela verdade e pelo po­der da sua Palavra é o seu "alimento necessário" (Jó 23.12)?

Fortalece-nos na tua Palavra, Senhor!

Rev. Alexandre Ribeiro Lessa

(Texto retirado e adaptado da revista Fé para Hoje – Dr. Joel Beeke)

Um comentário: